segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Terremoto nas Filipinas.

Japão suspende alerta de tsunami para todas as áreas costeiras.


Tóquio - Na noite de sábado, 2 de dezembro, a Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta preventivo de tsunami para algumas áreas costeiras do país, como Kyushu, Shikoku, Kansai, Chubu, Kanto e algumas ilhas do Pacífico. Já na manhã de domingo, 3 de dezembro, o alerta foi suspenso para todas as áreas citadas, após pequenos tsunamis serem registrados em algumas regiões.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão suspende alerta de tsunami para todas as áreas costeiras.
Na manhã deste domingo, 3 de dezembro, a Agência Meteorológica do Japão suspendeu o alerta preventivo de tsunami para as áreas costeiras do país. Na noite de sábado, um forte terremoto ocorreu em Mindanao, nas Filipinas, gerando preocupação nos países vizinhos. Foto: NHK News.

Segundo a agência, o epicentro do terremoto ocorreu na ilha de Mindanao, nas Filipinas, por volta das 22h30 do sábado (horário local). A magnitude do terremoto foi de 7,7.

Logo em seguida, as autoridades meteorológicas do Japão emitiram um alerta de tsunami para as áreas ao longo da costa do Oceano Pacífico. O alerta preventivo foi emitido entre as regiões do extremo sul do Japão, como as ilhas de Yaeyama, até a província de Chiba, na região de Kanto.

Por volta das 4h30 da manhã, um tsunami de 40 cm de altura foi observado na ilha de Hachijojima, cerca de 280 km de distância ao sul de Tóquio. Ondas mais pequenas também foram registradas em outras áreas, no período da madrugada.

Autoridades japonesas ainda pedem cautela à população do Japão, pois os níveis de altura das águas do mar podem continuar a variar por algum tempo.

O governo das Filipinas afirmou que um tsunami de 64 cm de altura, e várias ondas menores, foram observados em locais ao norte e leste da ilha de Mindanao.

Tremores de 5 e 6 de magnitude ainda estão ocorrendo em Mindanao. O fornecimento de eletricidade foi cortado nas cidades da ilha. Alguns residentes filipinos procuraram proteção em centros públicos de evacuação.

De acordo com o noticiário da NHK, não houve relatos de feridos ou grande danos nas Filipinas, até o momento.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário