sábado, 23 de dezembro de 2023

"Daihatsugate".

Paralisação da montadora Daihatsu pode afetar as economias regionais do Japão.


Tóquio - A partir da próxima semana, a Daihatsu Motor Japão estará suspendendo a produção nacional de todas as montadoras de veículos, após um escândalo vir à tona sobre irregularidades de dados em documentos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Paralisação da montadora Daihatsu pode afetar as economias regionais do Japão.
A Daihatsu Motor Japan irá paralisar a produção de suas quatro montadoras de automóveis no país. A empresa está envolvida num escândalo de falsificação de dados em importantes documentos. Foto: NHK News.

A fabricante também está considerando pagamento de compensações aos fornecedores de peças, com as quais ela negocia diretamente. 

A produção de veículos será interrompido em todas as quatro fábricas de montagem de automóveis da Daihatsu no Japão. Anteriormente, a empresa tinha decidido suspender o envio de todos seus modelos de automóveis nacionais para as lojas. Isso aconteceu inicialmente, depois que foi encontrado 174 casos de irregularidades. As irregularidades estão relacionadas com a obtenção de segurança em 64 tipos de veículos.

Cerca de 423 fabricantes de peças poderão receber compensações por causa da paralisação da Daihatsu. Entretanto, a empresa de pesquisa Teikoku Databank afirmou que o número de prejudicados com o escândalo pode subir, chegando a 8.136 empresas. Nesse caso, empresas subcontratadas e empresas de transporte marítimo estão inclusas no novo número de prejudicados.

Os fornecedores prejudicados são em sua maioria empresas pequenas e de médio porte. Se a paralisação da produção for prolongada, o impacto nas economias regionais do país poderá ser inevitável.

A Daihatsu do Japão é responsável por mais de 30% das vendas domésticas de miniveículos, através de aproximadamente 30 mil concessionárias espalhadas pelo país.

O impacto do escândalo está para se alastrar no exterior também, principalmente para os mercados do Sudeste Asiático. A fabricante afirmou que discutirá o assunto com as autoridades de cada país onde opera internacionalmente.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário