quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Dinheiro japonês com cara nova.

Novas cédulas de iene entrarão em circulação em julho de 2024.


Tóquio - Em 3 de julho de 2024, o Japão começará a emitir as novas cédulas de 10.000 ienes, 5.000 ienes e 1.000 ienes, marcando a primeira reformulação do dinheiro japonês em 20 anos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Novas cédulas de iene entrarão em circulação em julho de 2024.
Novas cédulas de iene entrarão em circulação em 3 de julho de 2024 no Japão. Foto: Kyodo News.

Segundo o Banco Central do Japão (BOJ), as cédulas de ienes atuais continuarão em circulação no país, mesmo depois das novas cédulas começarem a entrar no mercado.

As novas notas terão três novas e importantes pessoas japonesas que deram sua contribuição ao Japão. A nota de 10.000 ienes contará com a imagem do visconde Eiichi Shibusawa, conhecido como o pai do capitalismo japonês. Ele também foi empresário e político, responsável pela introdução do capitalismo ocidental no Japão, após a Restauração Meiji de 1868.

A nota de 5.000 ienes terá a imagem da educadora Umeko Tsuda, responsável pela criação da Universidade Tsuda e pioneira no ensino superior para mulheres no Japão. Tsuda também foi a primeira intercambista do Japão, ao viajar para os Estados Unidos com 6 anos de idade, em 1871.  Ela viveu na América como estudante até os 18 anos. Em sua segunda fase norte-americana, ela se formou em Biologia e Educação na Bryn Mawr College, Filadélfia, em 1892. Após a faculdade, ela batalhou para que as mulheres japonesas tivessem mais oportunidades de estudo no Japão e no exterior.

Já a nota de 1.000 ienes, o homenageado será o microbiologista Shibasaburo Kitasato, responsável pelo desenvolvimento da soroterapia para o tétano. Além disso, em 1894, ele foi o descobridor do agente infeccioso da peste bubônica. Kitasato também foi professor, médico, bacteriologista, político e imunologista.
 
No verso das três cédulas, haverá a imagem da Estação de Tóquio, flores de glicínias japonesa e uma obra representando o Monte Fuji. As notas terão hologramas tridimensionais para evitar falsificações (primeira vez usado em dinheiro).

Até dezembro do ano passado, o Japão tinha cerca de 18,59 bilhões de cédulas de ienes em circulação no país. Segundo o BOJ, se alinhar horizontalmente todas as notas de ienes em circulação, você obteria 8 vezes a distância entre o planeta Terra e a Lua.


Fontes: The Mainichi / Wikipédia.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário