sábado, 24 de julho de 2021

E começa oficialmente os Jogos de Tóquio!

Aberta a 32º edição das Olimpíadas, o primeiro evento olímpico da era coronavírus.


Tóquio - O ano de 2020 não foi fácil para o Japão. Após o adiamento dos jogos olímpicos no ano passado e de vários problemas que foram surgindo com o passar dos meses, as Olimpíadas de Tokyo começaram finalmente nesta sexta-feira, 23 de julho.

Aberta a 32º edição das Olimpíadas, o primeiro evento olímpico da era coronavírus.
A tenista Naomi Osaka acende a pira olímpica dos Jogos de Tóquio 2020+1. Foto: Getty Images.

Durante a cerimônia de abertura, com o Estádio Nacional quase vazio, o imperador do Japão, Naruhito, formalizou o início dos jogos olímpicos. Estavam presentes apenas um número limitado de pessoas importantes como oficiais do Comitê Olímpico Internacional (COI), oficiais do Comitê Olímpico Japonês e autoridades estrangeiras e do Japão. 

Desde o início de junho, o maior desafio das Olimpíadas de Tóquio é impedir a disseminação da COVID-19 durante as competições. E não vai ser tarefa fácil. O evento está envolvendo  cerca de 11.000 atletas de mais de 200 localidades do mundo. Mas uma atitude drástica já foi tomada antes da abertura dos jogos: a proibição do público nos estádios e ginásios olímpicos. Os Jogos de Tóquio estão sendo a primeira olimpíada sem espectadores da história dos jogos.

Embora os organizadores das olimpíadas esperem que o evento simbolize a solidariedade global e a vitória sobre a COVID-19, aparentemente não é bem assim que está acontecendo. Durante os últimos seis meses, Tóquio tem lutado contra o aumento do número de casos de COVID-19, estando a metrópole no seu quarto estado de emergência.

Na abertura dos jogos, durante o desfile das delegações, todos os atletas usavam máscaras faciais e acenavam para todos os lados, demonstrando entusiasmados diante de um estádio com poucas pessoas presentes.

Os atletas foram aparecendo no estádio conforme a ordem dos países determinada pelo alfabeto da língua japonesa. A maioria das delegações foi liderada por um porta-bandeira masculino e um feminino. É a primeira vez que isso acontece, depois que o Comitê Internacional Olímpico (COI) mudou as suas regras no ano passado para impulsionar a representação igualitária de gênero.

As apresentações artísticas da cerimônia tiveram como destaque a cultura japonesa, mostrando o artesanato, a comédia japonesa, os festivais de verão (matsuri), o teatro japonês (kabuki) e a diversidade da população do Japão. 

Os arcos olímpicos que foram aparecendo durante a cerimônia, são feitos com madeira  de árvores plantadas em 1964, ano em que Tóquio sediou a sua primeira olimpíada.

Um momento de silêncio foi adicionado na cerimônia, lembrando daqueles que morreram vítimas do coronavírus. Também teve homenagem aos atletas israelenses mortos no atentado terrorista dos Jogos Olímpicos de Munique em 1972.

Uma parte da apresentação destacou os atletas que treinaram para as olimpíadas durante a crise global de saúde, com destaque para uma boxeadora que trabalhou como enfermeira.

Outro destaque da festa foi a apresentação de um grupo de atores e mímicos que representaram com humor os pictogramas, os símbolos dos 50 esportes olímpicos dos Jogos de Tóquio.

Um dos momentos mais marcantes da noite foi a apresentação de 1.824 drones que iluminaram o céu sobre o estádio e formaram o símbolo dos jogos. Durante o show dos drones, artistas como Angelique Kidjo, John Legend, Keith Urban e Alejandro Sanz cantaram, num vídeo mostrado num telão, uma versão da famosa canção "Imagine" de John Lennon. Logo em seguida, os drones que estavam no céu se juntaram e se transformaram no planeta Terra sobre o estádio. Um show impressionante.

E a tenista japonesa/americana Naomi Osaka teve um papel importante na abertura dos jogos. Carregando a tocha olímpica, a tenista subiu as escadas de uma alegoria que lembra o Monte Fuji e, no topo da "montanha", acendeu a pira olímpica, com o formato de um sol. Este foi o momento final da cerimônia de abertura.

Os Jogos de Tóquio terão um recorde de 33 modalidades esportivas, compostas por 339 eventos. O caratê fará a sua estréia olímpica junto com o surfe, o skate e a escalada esportiva.

O custo de sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Japão aumentou drasticamente por causa da pandemia do coronavírus. Tendo inicialmente um custo total de 734 bilhões de ienes (US$ 6,67 bilhões), a conta foi para 1,64 trilhões de ienes, valores baseados no relatório do comitê olímpico mais recente de dezembro de 2020.


Fontes: Kyodo News / UOL.



www.nikkeyon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário