quinta-feira, 29 de julho de 2021

Comida desperdiçada nas Olimpíadas.

Organizadores admitem ter jogado fora 4.000 marmitas no dia da cerimônia de abertura.


Tóquio - Nesta quarta-feira, 28 de julho, os organizadores dos Jogos de Tóquio afirmaram ter jogado no lixo cerca de 4.000 das 10.000 bandejas de obentô (marmitas japonesas) no dia da cerimônia de abertura. A comida desperdiçada deveria ser consumida pelos voluntários que ajudavam na organização do evento.

Organizadores admitem ter jogado fora 4.000 marmitas no dia da cerimônia de abertura.
Obentô: organizadores dos jogos de Tóquio afirmaram ter jogado várias marmitas no lixo porque os voluntários não tiveram tempo de comê-las. Foto: Wikipédia.

Masanori Takaya, porta-voz do comitê organizador, confirmou o desperdício de comida e desculpou-se a todos durante uma coletiva de imprensa.

"No dia da cerimônia de abertura no estádio olímpico, devido ao grande número de pessoas ocupadas com o trabalho, muitas delas não tiveram tempo de comer as marmitas pré-encomendadas", disse Takaya.

Toda a comida jogada no lixo foi transformada em ração animal e biomassa residual para geração de energia.

Takaya revelou que houve um excedente de aproximadamente 20 a 30% de marmitas em todos os locais dos Jogos Olímpicos e, principalmente, o caso das 4.000 marmitas jogadas fora.

Com camas de papelão e metal reciclado na confecção das medalhas, esta edição das Olimpíadas pretende ser a mais ecologicamente correta de todos os tempos. Os organizadores dos Jogos de Tóquio enfatizaram a importância das práticas sustentáveis sob o lema: "Sermos melhores juntos pelo planeta e pelas pessoas".

Emissões de carbono, energia, resíduos e alimentos estão entre os tópicos ambientais no Plano de Sustentabilidade de Tóquio 2020.

"Todos podem contribuir para reduzir o desperdício de alimentos. Pense na palavra 'mottainai' e vamos evitar de desperdiçar comida", de acordo com o site oficial dos Jogos de Tóquio 2020. "Mottainai" é uma expressão da língua japonesa que demonstra arrependimento quando algo é jogado no lixo.

  
Fonte: The Mainichi.


Imagem das Olímpiadas de Tóquio 2020 - Quarta-feira dia 28.

Daiki Hashimoto, de 19 anos, conquista a medalha de ouro na ginástica olímpica masculina individual nesta quarta-feira. É a segunda medalha de Hashimoto. Na segunda-feira, ele conquistou a medalha de prata na ginástica masculina por equipes. Foto: Reuters.


Abaixo, o quadro parcial de medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Até o 29º colocado). (Última atualização: 28/07/2021).




www.nikkeyon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário