sexta-feira, 9 de julho de 2021

Restrições durante os Jogos Olímpicos.

Região de Tóquio estará novamente sob estado de emergência para combater à pandemia.


Tóquio - O primeiro-ministro Yoshihide Suga decidiu nesta quinta-feira, 8 de julho, em colocar Tóquio sob um novo estado de emergência durante os Jogos Olímpicos. O retorno das restrições é um esforço do governo em conter um recente surto de coronavírus na metrópole.

Região de Tóquio estará novamente sob estado de emergência para combater à pandemia.
Um telão na área de Shibuya mostra a notícia sobre a decisão do governo em colocar Tóquio sob um novo estado de emergência. Foto: Kyodo.

A medida entrará em vigor na próxima segunda-feira, 12 de julho, e se estenderá até o dia 22 de agosto. Com isso, a realização dos jogos olímpicos na capital deverá ser sem a presença dos espectadores, desferindo mais um duro golpe ao grande evento esportivo.

"Devemos tomar medidas mais firmes para prevenir outro surto nacional da doença, considerando também o impacto das variantes da COVID-19", disse Suga durante uma reunião da força-tarefa do governo.

Um estado de quase emergência, com menos restrições ao comércio e visando áreas de alto risco de infecções, será estendido até 22 de agosto para as seguintes províncias: Chiba, Saitama, Kanagawa e Osaka.

Já as províncias de Aichi, Fukuoka, Hokkaido, Hyogo e Kyoto, terão as suas medidas do estado de quase emergência encerradas neste próximo domingo, 11 de julho. Não há a intenção do governo em estender as restrições para essas províncias.

Será o quarto estado de emergência de Tóquio desde o início da pandemia no ano passado. Restaurantes e bares estarão proibidos de vender bebidas alcoólicas e deverão fechar as portas às 20h. 

"Esperamos evitar que muitas pessoas trafeguem em Tóquio durante as férias de verão e o feriado de Obon, para que as vacinações possam avançar", explicou Yasutoshi Nishimura, ministro encarregado no combate à COVID-19 no país.

Suga disse durante uma entrevista coletiva nesta quinta-feira que, se a situação melhorar à medida que mais pessoas forem vacinadas e o número de hospitalizações diminuir, o governo poderá considerar o fim do estado de emergência mais cedo.

O governo japonês está retornando as medidas de restrições em Tóquio como precaução, evitando que o coronavírus se espalhe da metrópole para outras partes do Japão. O governo pretende compilar um novo pacote de estímulo econômico, se necessário, para que o país saía mais forte da pandemia, segundo as palavras de Suga.

Na quarta-feira, 7 de julho, o governo de Tóquio relatou 920 novos casos de coronavírus, o maior número de infecções desde meados de maio deste ano.

Especialista em saúde do Japão já alertaram que as Olimpíadas de Tóquio, juntamente com a variante Delta da COVID-19 que é altamente contagiosa, podem desencadear um surto de infecções durante os jogos. A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos ocorrerá no dia 23 de julho.


Fonte: Kyodo News.



www.nikkeyon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário